Carros

É verdade que as autoescolas vão acabar?

Os custos para obter uma CNH no Brasil, exceto para pessoas elegíveis ao programa social, são bastante salgados, principalmente por conta da obrigatoriedade de aulas teóricas e práticas nas autoescolas.

  • Quais veículos posso dirigir em cada categoria de CNH?
  • Como ver online se estourei os pontos na CNH?

Não é novidade, portanto, que muita gente pense em reduzir esses custos por meio de Projetos de Lei enviados à Câmara e ao Senado. No entanto, a informação mais recente a respeito do assunto, sobre um PL que estaria sendo votado para acabar com as autoescolas no Brasil, não passa de fake news.

O boato ganhou força e gerou dúvidas após o perfil do TikTok “Na boca do Povo” publicar um vídeo informando que o texto foi aprovado na Câmara dos Deputados e “entrará em vigor” em breve para, então, colocar um ponto final nas autoescolas em todo o país.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O vídeo viralizou e alcançou mais de 3 milhões de visualizações na rede social, mas, na verdade, espalhou informações falsas a respeito do assunto e acabou prestando um desserviço para quem busca saber como tirar sua Carteira Nacional de Habilitação conforme a lei vigente.

Vídeo que viralizou no TikTok sobre fim das autoescolas no Brasil é fake news (Imagem: Ross Helen/Envato/CC)
Vídeo que viralizou no TikTok sobre fim das autoescolas no Brasil é fake news (Imagem: Ross Helen/Envato/CC)

A verdade sobre as autoescolas

O perfil do TikTok criou o vídeo com base no Projeto de Lei número 6.485/2019, de autoria da ex-senadora Kátia Abreu. O texto original, na verdade, não tratava em nenhum momento do fim das autoescolas, como sugere o vídeo com a fake news.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com a proposta da ex-senadora, as pessoas que “já soubessem dirigir”, mas não fossem habilitadas, poderiam declinar das aulas obrigatórias antes do teste, mas não das provas finais exigidas para efetivamente ter a CNH emitida e válida.

O texto do PL, porém, foi arquivado ainda em 2022, não voltou a tramitar na Câmara ou no Senado e, atualmente, não tem qualquer previsão de voltar a ser pautado para votação na Assembleia Legislativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *