O Bitcoin registrou o seu maior valor em quase 18 meses nesta terça-feira (24) com as especulações sobre o lançamento de um ETF (exchange-traded fund, ou fundo de índice) da criptomoeda.
- O que é e como funciona o Bitcoin
- O Bitcoin tem lastro? Entenda de uma vez por todas
Ao final da manhã desta terça, o Bitcoin estava cotado a US$ 34.435. No dia anterior, a criptomoeda teve uma alta de 10% — o melhor desempenho em um dia em quase um ano.
Fundo de índice de Bitcoin
O motivo para essa valorização é a crescente expectativa pela aprovação de um fundo de índice de Bitcoin da BlackRock pela Comissão de Valores Mobiliários (SEC) ados Estados Unidos.
Um ETF permitirá que investidores tenham acesso a ativos da criptomoeda por meios tradicionais, o que deve promover um aumento da demanda.
Além disso, a alta do Bitcoin acompanha uma decisão de um tribunal de apelações dos Estados Unidos que anulou, nessa segunda-feira, uma decisão da Comissão de Valores Mobiliários que impedia a conversão do fundo Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) em um ETF de Bitcoin.
Com essa decisão, a Grayscale consegue dar prosseguimento em seu fundo de índice com exposição direta ao Bitcoin, enquanto há a expectativa sobre a aprovação de um ETF da BlackRock.
No ano, o bitcoin já registra uma alta de 105% diante de um cenário de crise geopolítica e de busca dos investidores por ativos mais seguros.